CEAPE
CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO PARA A PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO
Os ceapistas são aperfeiçoados principalmente na experiência com o Espírito e a Vida, para que assim haja o amadurecimento espiritual. Para isso, invocam o nome do Senhor e desfrutam a Sua palavra. Então, saem para propagar o Evangelho de casa em casa em diferentes bairros da cidade, dando testemunho de Cristo e divulgando a literatura que explica a Bíblia.
Ao estabelecerem cursos bíblicos e grupos familiares, exercitam seus dons, os quais fazem com que a vida divina cresça e assim tenham o Ministério da Palavra, o Ministério dos Serviços, e o Ministério de riquezas materiais para a edificação do Corpo de Cristo.
Nas atividades diárias e na convivência, onde aplicam as verdades bíblicas aprendidas nas lições, o caráter é trabalhado, tornando-se servos de Deus obedientes,
com um espírito sensível a necessidade atual do Senhor.
Logo que Cristo é formado no seu interior (Gl 4:19), os ceapistas estão prontos para migrarem como colportores a uma cidade pólo. Ali estabelecem a igreja, como o testemunho da unidade do Corpo de Cristo, e expande também esse reino em todas as cidades circunvizinhas, apressando assim a volta do nosso amado Senhor Jesus.
"O ministério dos serviços", visa ao aperfeiçoamento dos santos para a edificação do Corpo de Cristo (Ef 4:12). De modo geral, aperfeiçoamento significa crescer na vida de Deus, ter mais da vida divina acrescentada em nós; de maneira mais específica.Como vimos, os apóstolos, profetas e evangelistas têm o ministério da Palavra. Para esse ministério é necessário um nível mais profundo de vida para aperfeiçoar outros. Os apóstolos, profetas e evangelistas não estão limitados à igreja em uma cidade, já que podem ajudar as igrejas em outras cidades. Portanto, há o que prega o evangelho e ganha os novos convertidos; depois vem o que profetiza para aperfeiçoá-los na reunião, e ainda aquele que participa como apóstolo, a fim de estabelecer a igreja naquela cidade.
Temos, assim, os apóstolos, profetas e evangelistas. Esses três aspectos podem estar numa só pessoa, dependendo do nível de seu ministério e do objeto de seu serviço. Alguns são mais aperfeiçoados na Palavra, outros, nos serviços. Dessa forma, muitos evangelistas são profetas, e os profetas, muitas vezes, são também apóstolos. Por meio da Palavra, eles suprem vida aos irmãos.
Podemos dizer que eles também têm tanto o ministério da Palavra como o dos serviços. Essas são as funções mencionadas em Efésios 4:11. Alguns ceapistas que foram aperfeiçoados e se tornaram colportores, de certa maneira, tiveram essa experiência. Primeiro, começaram pregando o evangelho a um grupo de pessoas que creu na Palavra, a recebeu e começou a reunir-se com eles.
Nas reuniões, eles exerceram seu dom de profeta. Continuando a reunir-se, a vida divina pôde crescer nos novos convertidos; dessa maneira, houve a necessidade de estabelecer a igreja na cidade. A seguir também é preciso ensinar-lhes que, como igreja, devem dar o testemunho da unidade, porque a igreja é o candelabro de ouro não para ser escondido debaixo do alqueire (Mt 5:15), mas para ser posto em lugar alto. O testemunho de unidade da igreja deve ser como uma cidade edificada sobre o monte (v. 14).
Esses irmãos que passaram a se reunir naquela cidade, podem ser chamados de igreja, pois são os que ouviram o evangelho, foram salvos e batizados no Espírito em um só Corpo, que é a igreja (1 Co 12:13).
Esses irmãos que passaram a se reunir naquela cidade, podem ser chamados de igreja, pois são os que ouviram o evangelho, foram salvos e batizados no Espírito em um só Corpo, que é a igreja (1 Co 12:13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário