A Igreja em Itanhaém
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele…” (Efésios 1.17-18).
Precisamos de revelação para ver que a divisão atual da igreja não glorifica a Deus, que é algo completamente contrário ao seu projeto eterno, que não tem nenhum fundamento bíblico nem teológico, e que se constitui num grande estorvo para que o mundo creia no evangelho (João 17:21).
Um só Corpo, uma só Cabeça “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4.15-16).
A igreja é um corpo só. Um corpo é um organismo vivo em que todos os membros estão unidos entre si. Um corpo é uma unidade orgânica e funcional. Esta é a figura mais reiterada no Novo Testamento para representar a igreja.
Deus nos diz hoje: Filho do homem, se unirão estes ossos? Minha igreja voltará a ser um só corpo, ?
– Senhor, é muito difícil… quase impossível … mas Tu sabes.
- Tem razão. Eu sei. Portanto, profetize, dizendo o que Eu digo: “… até que todos cheguemos à unidade da fé…” “todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta…”
Por meio da Palavra Revelada, temos recebido muita luz, podemos Invocar o nome do Senhor Jesus, ser aperfeiçoados negando a vida da alma, seguindo e praticando os Seus Ensinamentos, crescendo em vida, sendo supridos e suprindo a todos quantos o Senhor Jesus acrescentar.
Há muitas práticas de uma vida cristã normal. A primeira prática importante é invocar o nome do Senhor (At 2:21,32,36). O Senhor passou por um processo para se tomar o Espirito que dá vida. Agora Ele é semelhante ao ar que respiramos (1Co 15:45). Invocá-lo é a maneira mais fácil de respirá-Lo como Espírito, ou seja, de receber em nosso interior todas as Suas riquezas divinas (Jo 20:22).
A Igreja em Itanhaém é apenas uma parte do Corpo de Cristo. Não sabemos qual parte, se somos a unha, o joelho, um cílios, mas de uma coisa não temos dúvida, todos temos uma boca, e essa boca está sempre aberta, proclamando o tempo todo: Oh Senhor Jesus!
Temos uma boca que não se cala diante de tanto falatório que existe no mundo. O Barulho ao redor é grande, mas a Voz que sai do nosso interior é maior, mais forte, poderosa para abafar todo e qualquer som que tente nos calar.
O Senhor Jesus é o Cabeça da Igreja (Ef. 5:23), que é o Seu Corpo. Esta doutrina tornar-se uma realidade quando a praticamos. A vida da Igreja é um ambiente onde somos aperfeiçoados e levados a praticar os ensinamentos do Senhor. Não é uma doutrina para ser apenas crida; deve também ser vivida pela Igreja. Para que isso possa ocorrer é preciso que a Igreja se disponha a ouvir o Senhor falar, negar a vida da alma, não apenas quando o Senhor toma a iniciativa de dar uma orientação.
A Igreja precisa também tomar a iniciativa de buscar o conselho do Senhor, pedir suas orientações, consultando o Senhor em tudo o que for importante para a realização da Obra de Deus, seja para pequenas como para grandes obras. Não importa o que seja feito, o que importa é que seja o Senhor a trabalhar por meio de nós.Um exemplo marcante de dependência da orientação do Senhor é a vida de David, rei de Israel. Ele consultava o Senhor para tomar qualquer decisão importante. Consultava para lutar contra os filisteus, para voltar a lutar contra eles, para saber se o povo de Keila o entregaria na mão dos filisteus, etc. Por isso o Senhor testemunhou a respeito dele: “Achei a David, homem segundo meu coração, que fará toda a minha vontade”!
Pois, assim como o corpo é um só, embora tendo muitos membros; e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo; assim também Cristo.
De facto, fomos todos baptizados num só Espírito, para formarmos um só corpo — judeus ou gregos, escravos ou livres — e a todos foi dado a beber um único Espírito.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo»; nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou o olho, não faço parte do corpo»; nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde ficaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde ficaria o olfacto? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe aprouve.
Se todos fossem um único membro, onde estaria o corpo? Com efeito, existem muitos membros, mas um só corpo.
Não pode, pois, o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti»; nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós».
Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários; e aqueles que parecem ser os menos dignos do corpo, a esses rodeamos de maior dignidade; e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro, pois os que são decentes, não têm necessidade disso.
Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior dignidade ao que dela carecia, a fim de não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros.
Assim,
se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros;
se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria.
Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros, cada um pela sua parte.
Existem mais irmãos que fazem parte da Igreja que se reuni em Itanhaém, estamos providenciando as outras fotos do Corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário